top of page

Livros de Impro - em português

por Andrei Moscheto


Como este é um pedido frequente dos alunos de improvisação, resolvi deixar aqui uma lista de livros de improviso que possam ser encontrados em português. Os livros não estão listados em importância ou qualquer outra ordem de valor entre si, afinal um pode trazer alguma luz sobre o outro - conhecimento é sempre bem-vindo. Quem está em destaque a cada parágrafo são os autores, para que os alunos possam buscar diferentes obras desses mestres.


 

AUGUSTO BOAL

Professor brasileiro com importância reconhecida por todo o mundo, o autor do Teatro do Oprimido deixou uma série de jogos teatrais registrados que são excelentes preparações para a improvisação.


"Jogos para atores e não-atores" é um deles, e é acessível através de recentes edições. É possível encontrar várias de suas obras em sebos também, já que o professor Boal é publicado há muitos anos no Brasil.


 

VIOLA SPOLIN

Professora americana de improvisação, seus livros são traduzidos há anos para o português devido a suas aplicações pedagógicas para pessoas de todas as idades


"Improvisação para o Teatro" é um de seus livros traduzidos, da série Estudos.


"Jogos teatrais: o fichário de Viola Spolin" é uma edição mais moderna contento os jogos teatrais da professora divididos em fichas.


 

DARIO FO

O nobel da literatura Dario Fo foi um prolixo autor teatral italiano que também se dedicou a esmiuçar as técnicas da improvisação teatral, especialmente ao pesquisar sobre técnicas populares de teatro italiano, como a Commedia del'Arte.


"Manual mínimo do ator" é um livro que vai muito além da improvisação e que ajuda o jovem estudante a ampliar seus horizontes para as criações artísticas


 

MARIANA LIMA MUNIZ

É atriz, diretora teatral e Professora Titular na Pós-graduação em e na Graduação em Teatro da UFMG. Fez o Pós-Doutorado na Universidad de Buenos Aires com Jorge Dubatti. É doutora em Teatro pela Universidad de Alcalá e graduada em Interpretação Gestual pela RESAD (Espanha).


"Improvisação como Espetáculo" é seu livro, publicado a poucos anos atrás. Como diz a própria sinopse: "Este livro apresenta uma proposta metodológica de ensino-aprendizagem da improvisação, contextualizada nas principais experiências artísticas e técnicas da improvisação como espetáculo a partir da segunda metade do século XX. É resultado de dez anos de pesquisas praticas e teóricas sobre o tema e pretende contribuir para o desenvolvimento técnico e artístico da improvisação tanto como espetáculo quanto nos processos de formação em teatro com adultos e crianças."

 

OMAR GALVAN

Um dos mais famosos professores de improviso do mundo, seu solo de improvisação já percorreu dezenas de países e foi apresentado em diversas línguas. Seu livro "Del Salto Ao Vuelo" infelizmente ainda não foi traduzido para o português, mas ele tem um pequeno livro que já está na nossa língua.


"YES, but - a Improvisação na sua encruzilhada" é um livro/manifesto/provocação, em que Omar Galvan propõe uma reflexão importante sobre a improvisação como arte e não como "mero entretenimento".


 

REVISTA STATUS - IMPRO

A revista Status é especializada em improvisação. Em formato digital, ela existe desde o ano de 2011 em diversas línguas - incluindo Português


O link direto para a revista é este aqui: LINK


O link direto para assinar a revista e receber em português no seu email, todo mês, é este aqui: LINK


 

Este é um post que pode ser atualizado, de tempos em tempos, contendo sugestões de livros de improvisação que podem ser encontrados em Português.





150 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page